Logística
• Procedimentos operacionais de Logística
O controle operacional logístico é realizado em diversas etapas, de forma rigorosa a fim de que não ocorra nenhum contratempo. A eficiência e eficácia são fatores predominantes no êxito operacional.
Numa primeira etapa é feito o descarregamento da matéria-prima, onde é realizada a conferência e análise do que foi recebido. Sendo de extrema importância a checagem do que foi recebido, para controle do que poderá ser produzido a partir dos mesmos, de maneira que a empresa trabalha com produção de acordo com a demanda.
Logo após o recebimento de insumos (matéria-prima), se dá início a produção dos cosméticos (a partir de insumos) sendo estes conferidos e depositados em tanques reatores, sempre supervisionados por profissionais do setor químico da empresa, onde ao término do processo são realizados diversos testes por esses profissionais para não comprometer a qualidade do produto (1º revisão de qualidade).
Em seguida os produtos são levados a uma espécie de almoxarifado, chamado “Armazém Vertical”, um setor totalmente computadorizado contando com alta tecnologia nos processos de climatização, freqüência de uso e reabastecimento automático, com a ajuda de dezoito bondinhos (estes também computadorizados) circulando aleatoriamente onde quer que haja a necessidade dos mesmos.
Em meio ao processo de Armazenagem e separação de pedidos, o setor responsável pelo recebimento de pedidos faz a listagem dos produtos requisitados e os passam para o dois setores anteriormente citados.
O último passo do processo é um dos mais importantes, pois além da expedição do produto, consiste no controle de qualidade (2º revisão de qualidade), pois é nesta etapa que o produto é novamente testado para garantir sua eficácia, sendo analisados sua composição química e verificação do peso (caso haja diferença, será feita consulta manualmente). Por fim os produtos demandados são separados e depositados em caixas