Logística
Na busca pela completa satisfação do cliente, a organização precisa saber o significado da palavra qualidade que deve ser ampliada para antecipar, atender e superar as necessidades e as expectativas do cliente, ou seja, significa trabalhar com os clientes para conhecer seus verdadeiros desejos e objetivos.
É preciso ficar claro que a Logística é uma arma para reduzir custos, ao otimizar o fluxo dos materiais e informações e atuar na queda do preço do produto ao provocar o giro rápido do estoque. Logística também é capaz de integrar todas as atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo eficiente de materiais recursos humanos, financeiros e informações, do ponto de origem ao ponto, de destino, com o propósito de adequá-los às necessidades dos fornecedores e clientes.
Nesse trabalho veremos que o SCM auxilia e muito a “expansão” da Logística para fora do seu contexto, ou seja, o planejamento, a ação e os resultados não ficam limitados só ao ambiente externo da empresa e do setor logístico, mas se estende e abrange todo um grupo que vai desde os fabricantes do produto, até o consumidor final.
Supply Chain Management
É uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação (TI) possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficiência e eficácia. O SCM permite que às empresas alcancem melhores padrões de competitividade.
Em qualquer sociedade industrializada ou não, produtos devem ser movimentados fisicamente entre o local onde são produzidos e o local de consumo. O processo de troca é peça fundamental da atividade econômica.
O alinhamento das empresas que trazem produtos ou serviços ao mercado é chamado de cadeia de suprimentos (Supply Chain).
Muitas pessoas usam o termo como um substituto ou sinônimo para Logística. No entanto, a definição de Supply Chain Management é mais ampla.
O conceito de Supply Chain Management surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística.