Logística
São Caetano do Sul, 19 de abril de 2012
A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objetivo de acrescentar valor para o cliente. (Lambert et.al. p 504).
O Mercado vem trabalhando na última década de forma obstinada em tornar seus produtos competitivos, ou seja, produzindo com grande qualidade e com preços atrativos no mercado global de manufaturados, porém, agora esta percebendo que simplesmente não é o suficiente ser competitivo da porta para dentro da sua empresa, está perdendo competitividade justamente no custo logístico, ou seja, da porta para fora de sua empresa, havendo a necessidade de mudanças de pensamentos, modificarem a conduta organizacional operacional para estratégica pensar na empresa como um todo, semi-há dentro do negócio a visão sistêmica, a fim de interligar os setores envolvidos no processo a um único objetivo, a parceria entre empresa, fornecedor e cliente.
Damos o nome genérico de custo Brasil a um conjunto de problemas estruturais da economia e burocracia do País, que torna nossos produtos e serviços mais caros e menos eficientes, dificultando investimentos e o crescimento interno. (Logística descomplicada.com).
Apesar de todos os avanços do agronegócio (mais tecnologia, maior profissionalização, maior produtividade) o presidente de uma grande empresa de terras agrícolas no Brasil destaca que a falta de infra-estrutura é gritante: o transporte rodoviário da soja cultivada no Mato Grosso até o porto de Santos, por exemplo, tem um custo três vezes maior que o frete cobrado para levar a commodity do Brasil à China. Você leu certo. É mais barato mandar a soja pro outro lado do planeta que transportá-la aqui dentro do país. (Logística descomplicada.com).
Na infra-estrutura e transporte as péssimas condições o alto custo e a maneira precária da manutenção de estradas e rodovias e a falta de profissionais