Logística e transporte
Fundamentos: Estocagem da matéria prima, processo de fabricação, transporte e a montagem dos produtos envolvem sempre uma grande movimentação de cargas. Essa movimentação é quase sempre dificultada pelo tamanho e peso dos produtos e também pelos seus formatos irregulares.
Otimização do transporte e estoque da empresa
Importância da logística
Entende-se por logística o conjunto de todas as atividades de movimentação e armazenagem necessárias, de modo que venha facilitar o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria prima até o ponto final que é o consumo, abrangendo também todas as informações que colocam efetivamente os produtos em movimento, obtendo níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.
O conflito entre custos de transporte e estoque
O desafio diante do qual se encontra o administrador logístico é que os custos das atividades a ele subordinadas não caminham todas no mesmo sentido, ou seja, a medida que os custos correspondentes a uma atividade crescem há uma compensação, de modo que os custos de uma operação vinculada a mesma atividade logística caem. A questão chave consiste em encontrar o ponto de equilíbrio, ou seja, o nível para o qual o conjunto de custos apresentem um ponto mínimo.
Exemplo neste fato é observado quanto aos custos de transporte e estoque. A medida que aumenta o numero de depósitos, os custos de transporte caem e a manutenção dos estoques aumenta devido ao incremento utilizado isso acontece porque carregamentos volumosos podem ser realizados para os armazéns, a fretes menores, a distância percorrida pelas entregas de volumes menores até os clientes, cujo custo via de regra é maior se reduz, diminuindo assim o custo do transporte