Logística e espaço geográfico
Wanderson R. Z. da Silva1
A presente nota procura pontuar alguns pensamentos para futuro desenvolvimento sobre a definição de logística sob uma ótica geográfica. Trata-se de problema complexo, que tem merecido crescente atenção por parte dos geógrafos. Esta nota parte do envolvimento de seu autor com a temática logística e espaço geográfico, analisando a passagem de uma logística empresarial para uma logística territorial.
1-conceitos e definições: Logística e o espaço geográfico Logística empresarial, assim chamado por muito tempo o processo de racionalização dos fluxos produtivos que ocorre dentro da empresa com o objetivo último de disponibilizar a mercadoria ou o serviço, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, de acordo com o Council of Supply Chain Management Professionals, CLM (2000:02).
Logística são os processos da cadeia de suprimentos que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e eficaz, o fluxo de armazenamento dos bens dos serviços e da informação relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, para satisfazer o requisito do cliente.
Ao mesmo tempo, esse processo de integração logística deve proporcionar, de acordo com PORTER (1989), uma vantagem competitiva entre as empresas à medida que otimiza os processos, tornando-os mais eficientes e consequentemente reduzindo os custos. Não apenas isso, deve promover também, uma diferenciação em termos de qualidade do produto, tendo em vista que “a vantagem competitiva de qualquer dos dois tipos se traduz em produtividade superior a dos concorrentes.” PORTER (1989:48)
Portanto a logística busca racionalizar o processo de circulação corporativa, tendo em vista que racionalidade é qualidade do planejamento logístico com vistas reduzir as incongruências de um processo, atividade ou procedimento, a fim de torná-los mais eficientes e, eficiência é a capacidade que o planejamento logístico tem de reduzir os custos da