logística e distribuição
CARLA ARAUJO
CAMILA FABIAN
KLARINDA KLARISSA RIOS
MARTA BORGES
ERLANGE VIEIRA
GISLANE FERNANDES
UM ESTUDO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS
Salvador - BA
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO - FIB
CARLA ARAUJO
CAMILA FABIAN
KLARINDA KLARISSA RIOS
MARTA BORGES
ERLANGE VIEIRA
GISLANE FERNANDES
UM ESTUDO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS
Trabalho em grupo apresentado a Estácio como requisito parcial para obtenção de nota na AV2 da disciplina Logística e Distribuição do Curso de Graduação em Engenharia, sob a orientação geral do Professor Laerton de Andrade Lima.
Salvador - BA
2012
RESUMO
A concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo. As atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram-se antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Os custos logísticos são um fator-chave para estimular o comércio. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados às suas atividades.
1. INTRODUÇÃO
O administrador logístico é responsável pelo caminho realizado pelas matérias primas até chegar ao cliente, sob a forma de produtos acabados, assim como por toda a comunicação e sistemas envolvidos. O mesmo deve procurar reduzir as operações de processamento e marketing de forma a obter o menor custo. O objetivo da logística é então alcançar um determinado nível de serviço de cliente, ao menor custo total possível. Sendo que quanto maior for o nível de serviço pretendido, maior o custo total logístico, um bom desempenho a nível logístico resulta do equilíbrio entre o nível de serviço e os custos. No entanto, chegou-se à conclusão de que a relação entre o nível de serviço e o custo total não é linear, e o melhor balanço entre os dois é