Logística - transportes
O transporte é um dos elementos mais visíveis das operações logísticas. A funcionalidade do transporte tem duas funções principais: movimentação e armazenagem de produtos.
- Movimentação: o transporte é necessário para movimentar os produtos até a fase seguinte do processo de fabricação ou até um local fisicamente mais próximo do cliente final, estejam os produtos na forma de materiais, componentes, subconjuntos, produtos semi-acabados ou produtos acabados.
-Estocagem: uma função menos comum do transporte é a estocagem temporária. Os veículos representam um local de estocagem bastante caro. Entretanto, se o produto em transito precisa ser estocado para ser movimentado novamente em curto período de tempo ( em poucos dias, o custo da descarga e recarregamento do produto em um depósito pode exceder a taxa diária do uso do próprio veiculo de transporte.
Princípios
Há dois princípios fundamentais que norteiam as operações e o gerenciamento do transporte: a economia de escala e a economia de distancia.
- Economia de escala: é a economia obtida com a diminuição do custo de transporte por unidade de peso com cargas maiores.
- Economia de distancia: tem como características a diminuição do custo de transporte por unidade de distancia a medida que a distancia aumenta.
Modais de Transporte
O sistema modal é a forma de transporte básica. Os cinco tipos de modais de transporte básico são: Ferroviário, rodoviário, aquaviario, dutoviario e aéreo. A importância relativa de cada tipo pode ser medida pela distancia coberta pelo sistema, pelo volume de tráfego, pela receita e pela natureza da composição do tráfego. Cada tipo modal é abordado levando em consideração sua importância.
1 - Ferroviário: É o transporte realizado através de trens e é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de