Logística Reversa
Empresas que possuem políticas de reutilização de produtos ou reciclagem estão sendo valorizadas pelos consumidores, que se preocupam com os impactos causados ao meio ambiente.
O processo de retorno dos bens, denominado de logística reversa, é considerado atualmente indispensável para as empresas, mas cada uma tem um modo de analisá-lo, algumas encaram este processo separadamente dos restantes, acarretando um alto custo para administrá-lo. Apesar de a logística reversa estar presente em todo o âmbito organizacional, ainda não há uma legislação que obrigue as empresas a se responsabilizar pelos danos causados ao meio ambiente por seu produto, entretanto algumas Resoluções fazem este papel, certificando que as fabricantes de pneus, por exemplo, destinem corretamente seus bens para que seja evitado o descarte inadequado a natureza.
Marketing e novos clientes são algumas das vantagens que a reciclagem proporciona, claro que para ocorrer deve ser feito investimento, principalmente em divulgação para que os consumidores se envolvam neste processo juntamente com a empresa.
O processo de logística reversa possibilita a empresa o destaque perante seus concorrentes por ser diferenciada e por conseguir alcançar um publico preocupado em reutilizar. Estes consumidores estão dispostos á pagar mais por esta diferenciação o que resulta em lucro para a empresa compensado o “gasto” por realizar o processo de retorno.
Citações
As organizações tendem a ser legalmente responsáveis pelo destino do que produzem/vendem, após a entrega aos seus clientes e também pelo impacto desses bens na natureza (LACERDA, 2009).
Empresas que se esforçam em desenvolver ações de preservação ambiental, podem ter ganhos de imagem, especialmente dentre os consumidores que se identificam com a questão ecológica (LEITE, 2003).