Logística Reversa
A logística reversa é a área da logística empresarial que tem a preocupação com os aspectos logísticos do retorno ao ciclo de negócios ou produtivo de embalagens, bens de pós-venda e de pós-consumo, agregando-lhes valores de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Dentre os diversos processos da logística, podemos destacar os “canais de distribuição reversos” e os “canais de distribuição diretos, ou simplesmente “canais de distribuição”, como são conhecidos, que são constituídos pelas diversas etapas pelas quais os bens produzidos são comercializados até chegar ao consumidor final, sendo de uma empresa, ou uma pessoa física. A distribuição física dos bens é a atividade que realiza a movimentação e disponibiliza esses produtos ao consumidor final (Kotler, 1996).
Os canais de distribuição reversos representam as etapas, as formas e aos meios em que uma parcela desses produtos, com pouco uso após a venda, com ciclo de vida útil ampliado ou após a extinção de sua vida útil retorna ao ciclo produtivo ou de negócios, readquirindo valor de diversas naturezas, no mesmo mercado original, em mercados secundários, por meio de seu reaproveitamento, de seus componentes ou de seus materiais constituintes. Podemos, dentro desses canais, descrever os canais de distribuição reversos de bens de pós-consumo e os de pós-venda. Veremos na sequência um pouco de cada um deles.
Canais de distribuição reversos de bens de pós-consumo (CDR-PC)
Os bens industriais apresentam ciclos de vida útil de algumas semanas ou de muitos anos, após os quais são descartados pela sociedade, de diferentes maneiras, constituindo os produtos de pós-consumo e os resíduos sólidos em geral. As diferentes formas de processamento e de comercialização dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, desde sua coleta até sua reintegração ao ciclo produtivo como matéria-prima secundária, são denominadas de ‘canais de