Logística Reversa
O produto escolhido para realização deste trabalho é os “Cartuchos de Tinta” para impressoras e copiadoras.
Os cartuchos de tintas são considerados como bens semiduráveis, pois estes vão se desgastando aos poucos com o passar do tempo.
Os cartuchos de tinta são compostos pela carcaça que é a parte externa do produto e a parte interna que é composta pelas substâncias químicas que compõem a tinta e que fazem com que a tinta seque mais rápido no papel, lubrificam o cartucho e protegem o trabalho de respingos de água.
Apenas 27% do conteúdo de um cartucho é preenchido pela substância responsável pela cor, os outros 73% são compostos da seguinte maneira: 17% é composto por aditivos antiobstrução por resíduos, 15% é composto por Amortecedores, 13% é composto por Aditivo antiespiral e 11% é composto por conservantes.
Segundo Thom Brown, especialista em tecnologia de suprimentos da empresa HP, “Cada cartucho de tinta possui 500 bicos por onde passam a tinta até o papel e cada um desses bicos possui a espessura de um terço do fio de cabelo”.
Por causa desta espessura tão mínima, o segundo item com maior presença a composição química da tinta é o “Aditivo antiobstrução por resíduos”, ele é o responsável por manter a cabeça de impressão sempre limpa.
Diferentemente do que percebemos, o cartucho não "cospe" uma gota de tinta no papel. Na verdade, um fio de tinta é criado para que, no momento que encostar na folha, este fio se rompa na metade e a parte mais próxima do cartucho volta para o bico para participar da lubrificação, garantindo que a tinta não seque.
Fluxograma do Processo Produtivo
Não Sim
Canais de Distribuição Até o Consumo
Um canal de distribuição corresponde a uma ou mais empresas ou indivíduos que participem do fluxo de produtos e/ou serviços desde o produtor até o cliente ou