Logística Reversa
O Projeto Logística Reversa é um trabalho desenvolvido pela Refrescos Bandeirantes que têm por finalidade apoiar cooperativas, empresas de reciclagem e escolas que aderem o Programa Reciclou, Ganhou!, atual Coletivo Reciclagem, em Goiás e Tocantins elevando a autoestima dos cooperados e gerando inclusão social através do fornecimento de melhores instrumentos de trabalho. Mas não é só isso. É um estímulo ao crescimento profissional dos cooperados e uma contribuição decisiva no combate ao desemprego.
Este trabalho ainda busca outras formas de estar inserido nesse ambiente de cooperativismo e sustentabilidade, buscando parceiros e amigos que têm o mesmo propósito, gerar a conscientização ambiental e a educação para toda a sociedade.
O projeto tem como parceiras as prefeituras dos municípios de Goiás (Goiânia, Catalão, Caldas Novas, Goianira, Cidade de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis e Nerópolis) e Tocantins (Palmas e Gurupi) que se destacam pelo excelente trabalho através da coleta seletiva, em que une o poder público com a sociedade civil gerando a educação ambiental e mudanças de hábitos de consumo promovendo assim a reciclagem dos resíduos sólidos domiciliares coletados nas cidades. Contam também como parceiras do projeto, a Universidade Federal de Goiás, Banco do Brasil e Refrescos Bandeirantes (fabricante dos produtos Coca-Cola em Goiás e Tocantins), além dos governos municipal, estadual e federal.
O projeto apoia mais de 700 cooperados, beneficiando cerca de 2.000 pessoas, com a entrega de 5.745 itens, entre camisetas, calças, luvas, aventais e botas, um investimento anual de R$ 230.000,00. A Refrescos Bandeirantes premia todas as cooperativas que atingem as metas de recolhimento de PET (polietileno tereftalato), com o valor de R$ 2.000,00 (no final do ano). As empresas de reciclagem recebem os mesmos ítens das cooperativas e as escolas recebem ao final de cada ano uma premiação