Logística Reversa
A crescente demanda, especialmente por bens de consumo, passou a ser responsável pelo lançamento anual de milhares de toneladas de resíduos no meio ambiente, que vão de embalagens plásticas de produtos de uso doméstico.
A logística reversa tem como objetivo a recuperação ou a deposição em local seguro dos produtos (materiais, embalagens).
A logística reversa tem como controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Dessa forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico.
Ela operacionaliza o retorno dos bens de pós-consumo, bem como os de pós-venda, que são descartados pelos consumidores, de forma a buscar a revalorização desses bens na medida do possível, ou quando isso não é mais possível, destiná-los a locais ambientalmente adequados como aterros sanitários. Para isso são necessárias atividades como coleta, triagem, embalagem, estocagem e novamente o transporte
Esse processo, atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais; a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.
Nos países mais desenvolvidos e com maior qualidade de vida existe o maior número de pessoas e a organização consciente antes as questões ambientais, colaborando na separação e recolha de diferentes tipos de resíduos domésticos e industriais, que em grande parte podem ser reciclados e reaproveitados ou sua matéria prima reutilizada em novos produtos e assim podendo retornar a cadeia de distribuição.
O que é Logística Reversa?
A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de