logística reversa
Os problemas gerados pelo retorno dos materiais para reciclagem são: custos serem iguais para as operações de transporte de entrega e retirada do produto; espaço ocupado dentro do armazém gerando custos desnecessários; nem todas as empresas possuem valores de transporte de logística reversa calculado, a fim de analisar a rentabilidade da operação.
2. Caracterize a logística reversa de pós-consumo.
A logística reversa de pós-consumo se caracteriza pelo planejamento, controle e disposição final dos bens de pós-consumo, que são aqueles bens que estão no final de sua vida útil, devido ao uso.
3. Como o Council of Logistics Management (CLM) define logística reversa?
O CLM definiu logística reversa como a parte do processo da cadeia e suprimento que planeja, implementa e controla de modo eficiente e eficaz o fluxo direto e reverso e o estoque de bens, serviços e informação entre o ponto de origem e o ponto de consumo com o propósito de atender os requisitos dos clientes.
4. Quais são as os benefícios da logística reversa?
Os benefícios da logística reversa são: retorno econômico com a venda dos materiais de sobre de linhas de produção; minimização dos impactos ambientais; penalidades legais; construção de uma imagem corporativa positiva perante o mercado consumidor.
5. Qual a função e objetivo estratégico da logística reversa pós-venda? A função da logística reversa pós-venda é a operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta;
Seu objetivo estratégico é agregar valor a um produto logístico que é devolvido por: razões comerciais ou legais, erros nos processamentos dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento no produto, avarias no transporte, entre