Logística Reversa
Juliana Schellemberg
Professor-Tutor Externo Jonatas Kons
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Logística (LOD 126) – Prática do Módulo III
09/06/13
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da logística reversa, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado, vindo de encontro com as considerações apresentadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei Nº. 12.305 de 02 de agosto de 2010. Enquanto a Logística Tradicional trata do fluxo dos produtos fabrica x cliente, a Logística Reversa trata do retorno de produtos, materiais e peças do consumidor final ao processo produtivo da empresa. Devido à severa legislação ambiental e também por grande influência da sociedade e organizações não governamentais, as empresas estão adotando a utilização de um percentual maior de material reciclado ao seu processo produtivo, assim como também passaram a adotar procedimentos para o correto descarte dos produtos que não possam ser reutilizados ou reciclados.
Palavras-chave: Logística reversa. Pós venda. Pós consumo.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a logística reversa se tornou um assunto de prioridade nos negócios da empresa, devido ao seu potencial de incremento simultâneo entre a satisfação do cliente e a rentabilidade da empresa (Minahan, 1998). Um melhor atendimento ao cliente, redução dos custos de operação, maior rentabilidade da empresa, elevação do prestígio da marca e imagem da empresa no mercado de atuação, entre outros fatores, tem sido identificados como benefícios potenciais que podem provir de programas efetivos e bem estruturados de logística reversa (Daugherty et al., 2001).
Historicamente, a logística reversa foi fortemente associada com as atividades de reciclagem de produtos e a aspectos ambientais (Stock, 1992). Dessa forma, a logística reversa passou a ter importância nas empresas devido à pressão exercida por parte da sociedade e, também, pelos órgãos