Logística reversa
Nicole Francesca Longo
Professor-Orientar: Luis César Mondini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo em Logística (LOD1273) – Prática do Módulo V
23/04/12
RESUMO
A logística trata de todos os estágios de um determinado produto, desde a compra da matéria-prima até a entrega ao cliente final. Este é o entendimento de Logística para alguns, mas sabemos que o processo não termina na entrega para o cliente final. Para tratar do pós-venda, do pós-consumo, temos a Logística Reversa. Este segmento da Logística trabalha com rotinas de devolução e recall de produtos, recolhimento de embalagens reaproveitáveis, material que pode ser reciclado ou material que deve ser recolhido para correto descarte.
O foco deste projeto mostra como é aplicada a Logística Reversa na Indústria, visando a economia e reaproveitamento de material e como forma de sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave: Logística Reversa. Sustentabilidade. Preservação Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
Produzir é a principal função de uma indústria. Transformar a matéria-prima em produto final para o cliente requer análises, investimentos, custos e gastos, inovação tecnológica, preparo. Toda essa cadeia é regida pela Logística. Mas a cadeia Logística não termina na entrega do produto acabado ao cliente final. Temos todo o processo de pós-venda e pós-consumo do produto entregue ao cliente. Para tratar destas etapas, temos a Logística Reversa. A Logística Reversa trata de coleta de produtos com falhas e erros, devoluções de clientes, retorno de vasilhames reutilizáveis, coleta de material que poderá ser reutilizado e reaproveitado para a fabricação de novos itens ou a coleta de produtos que exijam um descarte adequado. Podemos perceber que a Logística Reversa também pode ser considerada uma forma de minimizar os impactos ambientais, pois retornando de forma correta os produtos de retorno (vasilhames e