Logística reversa - ong "tem quem queira"
“A logística reversa é, justamente, a estratégia que cumpre o papel de operacionalizar o retorno dos resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, considerando que somente dispor resíduos em aterros sanitários controlados ou lixões não basta, no atual contexto empresarial.”(GUARNIERI, p.29).
“O conceito da logística reversa ampara-se na sustentabilidade ecológica e econômica, comprovando que existem possibilidades do desenvolvimento econômico caminhar ao lado do desenvolvimento ambiental. As empresas podem, ao mesmo tempo em que geram lucros e riquezas, adotar práticas sustentáveis que tragam benefícios e garantam a preservação do meio ambiente para as futuras gerações, além de possibilitar a sustentabilidade social, respeitando a comunidade em que se insere, gerando empregos e renda.”(GUARNIERI, P.30).
As duas citações iniciais definem, exatamente, o que ocorre com a ONG carioca Tem Quem Queira:
“Somos uma empresa social que promove uma chance a quem precisa, capacitando e gerando renda a partir da produção de peças com design arrojado, feitas do reaproveitamento de lonas vinílicas de publicidade e ações promocionais.
Inauguramos nossa primeira oficina em 2008, na Penitenciária Vieira Ferreira Neto (em Niterói), trabalhando com detentos em regime fechado.
Três anos depois, com o patrocínio da Embratel e incentivados pela Lei do ICMS, inauguramos outra unidade de produção, no Centro do Rio de Janeiro, empregando detentos beneficiados com a progressão de pena. Ainda em 2011, abrimos a terceira unidade com o patrocínio da Bradesco Seguros, no Morro do Turano, uma comunidade pacificada no Rio Comprido, Zona Norte carioca.
Nossas 3 oficinas produzem juntas, em média, 3 mil peças por mês, retirando de circulação mais de 4.000 m2 de lonas mensais e empregando cerca de 40 pessoas.
Esse trabalho criativo inédito foi reconhecido em 2009, pelo Prêmio Rio Sociocultural, que premia as