Logística Reeversa Focada no Descarte do Lixo Eletronico na cidade de Ponta Grossa
496 palavras
2 páginas
INTRODUÇÃOO econômico refere-se aos ganhos financeiros obtidos a partir de práticas que envolvem a logística reversa. Por exemplo, uma empresa pode reduzir seus custos reutilizando materiais que seriam descartados pelos clientes finais, como retorno de revistas que não foram vendidas. Após a triagem, voltam às bancas como promoções.
O âmbito social diz respeito aos ganhos recebidos pela sociedade. Por exemplo, ao se depositar menos lixo em aterros sanitários, adotando-se a reciclagem, reduz-se a chance de contaminação de lençóis freáticos e elimina a possibilidade de corte de árvores.
Ponta Grossa é um município distante apenas 103 quilômetros da capital Curitiba, com uma população de 331.084 habitantes e onde há escassez de empresas qualificadas e autorizadas para o recolhimento do lixo eletrônico.
Tomando como principio básico as considerações apresentadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei Nº. 12.305 de 02 de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto Nº. 7.404, define e reforça a prática da logística reversa como uma alternativa eficaz para o gerenciamento destes resíduos, de maneira que contemple todos os aspectos do tripé da sustentabilidade (econômico, social e ambiental). São proibidas a destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos lançados em praias, mar ou em quaisquer corpos hídricos; lançamento in natura a céu aberto, excetuado os resíduos de mineração; queimadas a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade; outras formas vedadas pelo poder público.
DESENVOLVIMENTO
a) Sensibilidade ecológica: Os consumidores estão cada vez mais conscientes e valorizando as empresas que possuem políticas de retorno de produtos.
b) Imagem diferenciada: Imagem ecologicamente correta, por meio da questão ambiental. Utilizada também manter os compradores fiéis aos seus respectivos fornecedores.
c) Redução de custos: Fator originado pelo uso de produtos que retornam ao processo