logística por radio frequência.
Freqüência (RFID)
FLUXO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS UTILIZANDO RFID
Implementando a RFID na organização o fluxo da cadeia de suprimentos se torna mais ágil em comparação com o atual, além de se tornar mais simples, com maior acuracidade e rastreabilidade dos itens.
De acordo com NOGUEIRA FILHO (2005), considerando a utilização de RFID, o fluxo da cadeia de suprimentos poderia ser descrito da seguinte maneira:
Implementando nos paletes existentes na empresa, pode-se estruturar o produto em cima e enviar a informação do destino de cada, sendo sua informação gravada em cada chip, desta forma o palete poderia seguir para o depósito pertinente para o seu escoamento. Além de ser armazenada a informação de quantidade de produtos existentes em cada palete.
Na hora de armazenagem no depósito, o operador de empilhadeira efetua a leitura do palete, obtendo a informação de onde ele deve ser armazenado de acordo com a necessidade que o palete deve seguir seu fluxo.
Como a informação pode ser adquirida em tempo real, os controladores de estoque podem conferir se o palete foi armazenado no local estipulado ou reprogramar sua saída de acordo com o seu empilhamento.
No momento de escoamento do palete e carregamento do caminhão, pode-se ter um feedback real do processo e controle real da saída do depósito e ingresso para o processo de entrega para o cliente, reduzindo as possibilidades de erros de especificações em comparação com os destinatários.
A figura 1 representa o fluxo de saída do produto da fabrica, o ajuste no depósito até o carregamento no caminhão.
Na chegada do caminhão no destino e entrada do produto na empresa, é cabível uma leitura para conferência de entrega dos produtos em comparação com a quantidade e especificações compradas e no mesmo momento, podem-se receber informações de como será feito o armazenamento e a disponibilidade do estoque no