Logística no e-commerce brasileiro
Resumo
As aplicações de comércio eletrônico começaram no início dos anos 70 com inovações, como a transferência eletrônica de fundos. Estas, porém, se limitavam a grandes corporações. A real expansão desse tipo de comércio só aconteceu a partir da comercialização da Internet e do surgimento da Web no início dos anos 90.
Muita coisa aconteceu desde que as primeiras lojas se aventuraram a realizar vendas através da Internet. Surgiram inúmeras delas exclusivamente virtuais, e outras que se propunham a vender tanto de forma tradicional como através do e-commerce. Surgiam assim, os leilões eletrônicos e os portais virtuais. Entretanto, várias dessas lojas que se lançaram neste tipo de mercado, não existem mais, ou então, foram absorvidas por lojas maiores.
A Logística de Distribuição Física, é um fator determinante na capacidade competitiva das empresas e atualmente, com uma maior consolidação das lojas virtuais, os principais desafios daqueles que atuam no e-commerce, ainda estão relacionados à eficiência no planejamento de estoques, picking, distribuição física e coleta de devoluções.Segurança, confiabilidade e rapidez na entrega também são alguns dos diferenciais que as lojas virtuais podem oferecer, sendo que o papel da Logística de Distribuição é fundamental para o sucesso desses serviços.Em contratos normais envolvendo empresas de logística, é possível saber com certa antecedência para onde a carga vai e a que horas deve sair. No caso das compras eletrônicas, a previsibilidade é quase nula. A partir do momento em que a compra é realizada, começa uma corrida contra o tempo.
Palavras chaves: Web; e-commerce; Logística de Distribuição
Introdução
No meio empresarial nunca se falou tanto em logística como agora. Muitos fatores explicam essa tendência. De um lado, a maior preocupação com os custos nas empresas, de outro, como