Logística na indústria textil
A logística, na visão do confeccionista, também é você ter o seu produto acabado de maneira rápida e entregue para o seu cliente com agilidade.
Logística é você se preocupar que os insumos e a matéria-prima, durante a produção, estejam sempre disponíveis, e estar atento ao produto em processo, que entre cada etapa do processo tenha melhor agilidade e o melhor custo de operação dentro de uma fábrica. Um exemplo, você cortou o tecido e vai costurá- lo.
Entre o procedimento de cortar o tecido e costurar, você deve aproveitar todos os recursos que tem, de forma que não sobre um estoque muito grande de tecido cortado e uma fila enorme de tecidos para serem costurados.
A melhor forma para se organizar no processo de compra de matéria-prima, é comprar em pequenas quantidades, ou de acordo com suas necessidades e ir abastecendo conforme a demanda.
A logística na confecção é trabalhada com todo o processo de criação, que é mais ligado à moda, o que não é tanto logística de material, e sim logística de informação e de criação e agregam um conjunto de processos relacionados com planejamento, execução e gerenciamento dos ciclos de compras, fabricação, distribuição e vendas de uma cadeia logística, que trazem benefícios refletidos diretamente no resultado das empresas, como a redução de estoques, melhora no planejamento e aumento de vendas com maior disponibilidade dos produtos.
Executar atividades como recebimento, armazenagem, separação de pedidos e expedição fazem parte da chamada competência logística. Uma vez bem executadas, com ênfase no tempo e controle operacional, criam uma vantagem competitiva.
Estoque Entrada: O estoque de entrada de malha será feito em paletes e serão separados por cor.
Estoque de Saída: O estoque de saída das camisas será feito em caixas de papelão identificadas e separadas conforme tamanho, cor, exportação, mercado interno e se são manga curta ou manga longa. O acondicionamento das camisas