Logística magazine luíza
Jean Carlos
Mairon Brandão
Miriam Marques
A logística do Magazine Luiza por Carlos Alberto Gomes
O diretor de logística da empresa explica a diferença entre as operações das lojas físicas e virtuais, detalha o tipo de frota e os Centros de Distribuição e, ainda, revela as novidades para o futuro e melhorias necessárias ao setor de e-commerce.
Gomes é formado em Administração de Empresas pela UNI-FACEF (Franca-SP) e atua no Magazine Luiza [Fone: 0800 341001] há 30 anos, tendo chegado à diretoria de logística em 2004. É responsável pelas atividades dos seis CD´s da empresa; pelos transportes e entregas; pelo Departamento de Qualidade e Serviços; e pelos processos logísticos do e-com. O Magazine Luiza é considerado uma das maiores redes de varejo do país, contando com lojas físicas e virtuais.
Como é a logística da empresa? número de Centros de Distribuição, localização, dimensões, etc.Estamos presentes em 7 estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) com 352 filiais e cobertura de seis CDs localizados nas cidades de Ribeirão Preto e Sorocaba, SP, Ibiporã, PR, Contagem, MG, Navegantes, SC, e Caxias do Sul, RS, com total de 110.000 m² de área.
Quais os produtos que mais causam problemas em relação à logística?
De forma geral, os produtos estão bem compostos quanto à embalagem e dimensionamento, por isso não temos problemas. Naturalmente, produtos com dimensões maiores, e do segmento de móveis, requerem maiores operações e cuidados.
O processo logístico das lojas físicas é o mesmo do e-commerce?
São processos diferentes. Para lojas físicas, há operações de abastecimento para realimentar as gôndolas e mostruários, bem como recompor estoques de produtos portáteis (pronta entrega). Ainda há as entregas de produtos de maior porte no endereço indicado pelo cliente. Quanto ao e-commerce, toda e qualquer operação é direcionada ao cliente, independente da característica do