Logística Internacional
O cenário do Brasil na Logística Internacional no momento sem dúvida é especial, apesar dos percalços, dos gargalos nos últimos anos, grande parte das empresas do setor têm crescido na velocidade de até 20% ao ano, e esse é um resultado muito bom, em meio à crise econômica mundial que também nos afeta bastante.
O principal desafio do Brasil sem duvida é a infraestrutura, pois é um fator que nos atrapalha, pouco mais de 10% de nossas estradas são pavimentadas, E vale lembrar que as rodovias são nosso “ponto forte”o Brasil tem apenas 30 mil km de ferrovias contra, no Brasil um outro grande problema são os custos logísticos, nossos custos logísticos são no mínimo o dobro da média dos países desenvolvidos.
Estamos ai com manifestações que bloqueiam centros urbanos, paralisações de caminhoneiros, a falta que a multimodalidade faz não só nesta situação, mas principalmente em termos de Brasil e de eficiência.
O desafio do crescimento econômico exigira investimentos nesses quesitos, não apenas na infraestrutura como: portos, ferrovias, estradas, hidrovias ou aeroportos, há também a dimensão do conhecimento da tecnologia dos provedores de serviços especializados.
Já a vantagem são as oportunidades, neste cenário adverso, mostram um enorme espaço para melhorias e se habilitando para a conquista de novos mercados. Para aumentar a competitividade das empresas e do país.
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities e os principais comoodities produzidos e exportados em nosso pais são: Petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio e deve se beneficiar quando a alta demanda internacional os preços sobem e as empresas lucram.