Logística empresarial
Camamu – BAHIA
2012
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
APRESENTAÇÃO:
Até o ano de 1912, a logística na distribuição de combustíveis no Brasil, era realizada em latas e tambores, melhorando em 1922 com a chegada da Atlantic Refining Company of Brazil, contratada pelo governo brasileiro com o objetivo de organizar essa logística.
Já em 1938, foi criado o Conselho Nacional do Petróleo, com o objetivo de, dentre outros, regular e fiscalizar as atividades de exploração, refino, importação, distribuição e comercialização de petróleo e seus derivados.
As empresas que operam neste segmento da economia trabalham com commodities – gasolina, óleo diesel e álcool combustível. Como os produtos comercializados são de pequeno valor agregado e com uma pequena margem de lucro, é de grande importância que os produtos comercializados sejam em grandes volumes e que a preocupação com os custos seja uma constante. Desta forma, a quantidade do pedido é tão importante tanto para as distribuidoras quantos para os postos revendedores, pois tem grande influência nos custos de ambas as empresas.
Para a distribuidora é melhor trabalhar com grandes pedidos, pois quanto maior a carga, menor o número de viagens que os CT (Caminhão Tanque) terão de dar e consequente redução com os gastos nas viagens e todo o procedimento que envolve um abastecimento. Já para os postos revendedores, quanto menor o volume pedido, menor será o custo do capital imobilizado como estoque.
Os tanques dos CT são compartimentados, funcionam com vários tanques independentes. Esta característica permite que numa mesma viagem, sejam transportados diferentes produtos para um mesmo posto ou para postos variados. Estes compartimentos foram padronizados em 5.000 Litros pelas distribuidoras, por apresentar algumas vantagens, como a facilidade de substituição de um CT em caso de problemas.
DESENVOLVIMENTO
Como objeto de nossos estudos, concentraremos nossa pesquisa nos combustíveis, por