Logística do e-commerce
Resumo - Logística para o E-commerce
Demanda:
Temos um problema de logística no Brasil com relação ao E-commerce, pois não há estrutura suficiente para atender a demanda e as necessidades diferenciadas do mesmo. E ainda temos uma projeção expressiva do aumento da demanda para os próximos anos.
Características especifícas dos serviços de logística em E-commerce:
- Entrega Expressa: a demanda do consumidor online é receber o produto adquirido de forma rápida. Entenda-se aqui, não necessariamente urgente. Uma vez finalizado, é prática de excelência a entrega em até 3 dias para grandes cidades e até 5 dias úteis para as demais.
- Controle de todo o ciclo de entrega: capacitação para informar o status da entrega em todas as suas fases, desde o manuseio do pacote para envio, ainda no centro de distribuição, até a fase de transporte, com eventuais re-despachos, se necessários.
- Rastreamento: se necessário informar pontualmente o status de uma encomenda, eventuais tentativas sem sucesso de entrega, e o motivo da falha no processo.
- Logística reversa: capacidade para recolher encomendas com defeitos para troca simultânea por um novo produto, ou simplesmente, gerencias a devolução do produto até o centro de distribuição do lojista.
- Capacitação para operar em todo território nacional: mesmo que para isso, a entrega seja feita por outras transportadoras regionais, mas administradas de forma centralizada, e com o mesmo nível de serviço do operador logístico principal.
- Amplitude dos produtos: vendese de tudo, ou quase tudo pelo comércio eletrônico. O provedor logístico deve ter capacidade para entregar desde itens leves e de valor agregado baixo, como livros, até aparelhos de televisão de LED ou geladeiras.
A única empresa com capacitação própria para todos estes requisitos no Brasil são os Correios, e mesmo assmi com ressalvas na amplitude de produtos, pois tem limitação no