Logística: Distribuição física
Logística 2012
Definição:
Distribuição Física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa.
Preocupe-se principalmente com bens acabados ou semiacabados, ou seja, com mercadorias que a companhia oferece para vender e que não planeja executar processamentos posteriores.
Função
A distribuição física tem como principal função o transporte dos produtos acabados para os clientes, que são o destinatário final. A disponibilidade de produtos é um ponto fulcral. Se um conjunto de produtos não for entregue “quando” e “onde” for necessário, uma grande oportunidade de negócio pode ser desperdiçada
Sistema de distribuição
A distribuição física é responsável por entregar aos clientes o que eles desejam a um custo mínimo. O objetivo da administração da distribuição é criar e operar um sistema de distribuição que atinja o nível exigido de atendimento aos clientes, possivelmente, aos menores custos. Para atingir tal objetivo, todas as atividades envolvidas no transporte e no armazenamento de produtos devem ser organizadas em um sistema integrado
Sistema de distribuição
Um sistema é um conjunto de componentes ou atividades que interagem entre si. Em um sistema de distribuição, seis atividades inter-relacionadas afetam o atendimento aos clientes e os custos acarretados por este atendimento:
Sistema de distribuição
1.) TRANSPORTE: envolve vários métodos de movimentar os produtos fora das dependências da empresa. Para a maioria delas, o transporte é o maior custo de distribuição, geralmente correspondendo a um valor entre 30 e 60% dos custos de distribuição.
2.) ESTOQUE DE DISTRIBUIÇÃO: inclui todo o estoque de produtos acabados que estão em qualquer ponto do sistema de distribuição.
Em termos de custos, é o segundo item mais importante do sistema de distribuição, correspondendo a cerca de 25 a 30% do