logística 3
Objetivo: analise dos custos de produção na pecuária de corte em Juína/MT em pequena, média e grandes propriedades.
Justificativa: mato grosso possui um dos maiores rebanhos dos estados brasileiros, sempre despontando no ranking dessa cadeia produtiva. O município de Juína-MT se localiza na mesorregião extremo noroeste-grossense, micro região de Aripuanã – denominando-se município de Juína, somente em 1991 com o início da declinagem do diamante, já se percebe o crescimento da pecuária, período no qual as famílias juinenses começaram a investir no desenvolvimento da agropecuária.
Os solos de Juína – MT são húmidos, textura media, relevo levemente ondulados solos aluviais moderado de textura media, pertence a bacia hidrográfica do amazona. Para esta bacia contribuem os rios de juruena e madeira. Além dos grandes rios ainda possui uma variedade enorme de pequenos rios e terras de boa qualidade o que favorece o desenvolvimento da pecuária no município.
Metodologia: a ação da coleta de dados foi desenvolvida em 03 (três) propriedade rurais no município de Juína – MT, propriedade a caracterizada como pequena propriedade rural tipo A, Propriedade rural tipo B – media propriedade rural e propriedade tipo C – caracterizada como grande propriedade rural.
Dados analisados: após a inserção dos dados foi possível construir varia analises, aonde e possível demonstra que os maiores percentuais dos custos de produção estão nos custos variáveis nos tipos de propriedade rurais (Pequena, Média e Grande), fixados os gastos com vacinações, suplementação mineral, vermífugos, aquisição dos novilhos magros para a engorda, impostos e taxas, implicando nos maiores custos durante o processo de engorda.
Resultado: no caso o objetivo de estudo de forma para levantar os custos de produção da pecuária de corte no município de Juína, realizou-se acompanhamento em três propriedades rurais, tendo como base pequena, média e grande propriedade rural. O acompanhamento e