Logíca
a) A liberdade é fundamental para todos os seres humanos: com ela pode-se construir o nosso mundo, afirmar a nossa personalidade, derrubar as barreiras que impedem o crescimento do indivíduo. Portanto, não é possível aceitar que o artista seja coagido em seu trabalho.
Res.: O raciocínio é uma dedução, pois parte de um principio geral, “A liberdade é fundamental para todos os seres humanos” e o aplica num caso particular.
b) Depois de ter feito várias experiências com fígado de macaco, Claude Bernard concluiu que o fígado tem uma função glicogênica.
Res.: Trata-se de uma indução, pois o cientista fez diversas experiências particulares com o fígado de macaco concluiu uma lei geral, válida para todos os fígados.
c) Como todo professor, você deveria saber um pouco de psicologia.
Res.: é um raciocionio dedutivo, pois partiu de uma proposição geral “todo professor deveria saber um pouco de psicologia” e concluiu um caso particular: “você deveria saber um pouco de psicologia”.
d) Se você observar a pontuação adotada em relação às orações subordinadas adverbiais antepostas à principal e concluir que ela vêm sempre seguidas de virgula, seu raciocínio foi indutivo ou dedutivo?
Res.: Foi dedutivo, pois observamos vários casos particulares de orações subordinadas e generalizamos afirmando que elas estão sempre seguidas por vírgula.
e) Na prova de física, o problema se refere a um caso especifico, tendo sido fornecidos os dados em questão; lembramos então da lei, aplicando-a aos dados fornecidos a fim de resolver o problema.
Res.: O raciocínio é dedutivo, pois a partir da lei, que é geral, a aplicamos num caso, que é particular.
f) Diversos metais, tendo sido aquecidos, se dilataram, o que fez concluir que o calor dilata os corpos.
Res.: Trata-se de uma indução, pois observamos experiências particulares com o aquecimento de