Logistica
“Em busca de melhorias da mobilidade urbana”
1- Introdução
Tendo em vista o crescimento da população ativa na RM Belo Horizonte e um grande evento batendo na porta, se faz necessária a evolução do transporte Coletivo, adotando novas tecnologias. Principalmente quando se fala em mobilidade urbana, a situação piora devido à realidade do transito vivida no nosso cotidiano. Sendo assim fica um pouco mais fácil falar sobre o assunto, devido ao grupo e a grade maioria dos estudantes estarem inseridos nesse meio.
A Rede de Transporte Público de Passageiros de Belo Horizonte abrange o sistema de transporte coletivo por ônibus, gerenciado pela BHTrans, e a linha do metrô, administrada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos. São 5 estações de integração ônibus-metrô implantadas ao longo do itinerário do metrô, que possibilitam a integração física e tarifária entre os dois modos. Esse sistema é responsável por 3,8 milhões de viagens diariamente realizadas (BHTRANS, 2011)
Mas nem sempre essa integração e eficiente na variável tempo de viagem porque a abrangência do metro e muito pequena devido as curta linha em funcionamento em Belo Horizonte. Por causa desse problema e também a realidade do transito, buscou uma solução de mobilidade urbana que deu certo em varias cidade e países, que é o sistema de transporte urbano BRT (Bus Rapid Transit), sistema que é uma realidade bem sucedida em capitais que tinha uma grande frota de carros por habitante e em consequência, um grande problema no transito, estou falando de Curitiba no Paraná.
Trazendo para Belo Horizonte a intenção de abrangência desse sistema será 4 regiões estratégicas da cidade, para diminuir o tempo de deslocamento e também tirar uma quantidade significativa de carros e ônibus nesses trechos. 2- REVISÃO DA LITERATURA
Na medida em que se estudava a literatura sobre Mobilidade Urbana: o transporte público coletivo encontrava-se relações