Logistica
Mônica Penkal de Gois
Prof.º Amantino Caetano
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD -0122) – Prática do MóduloV
10/05/13
RESUMO
Com a globalização as empresas tornaram-se cada vez mais competitivas, a fim de oferecer produtos e serviços de alta qualidade para seus consumidores, agora mais exigentes. Dessa forma grande parte das empresas dos mais diversos ramos de atuação, passou a dar importância aos processos logísticos, dentre eles o controle de estoques, levando-se em conta que a armazenagem e o manuseio das mercadorias são essenciais nas atividades logísticas.
Palavras-chave: Globalização; Competitivas; Armazenagem.
1- INTRODUÇÃO
A globalização deixou as empresas muito mais competitivas, e seus clientes cada vez mais exigentes. As empresas passaram, então, a se preocupar com fatores que até então não recebiam tanta atenção.
Dessa forma, de acordo com Ballou (1993), a Logística Empresarial ganhou força no cenário empresarial, buscando formas de melhor prover a rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Atualmente, grande parte das empresas tem conhecimento de que os sistemas logísticos, quando eficientes, formam bases para um comércio forte. Nem sempre a administração de empresas se preocupou em focalizar o controle e a coordenação coletiva de todas as atividades logísticas.
É fato que a armazenagem e o manuseio de mercadorias são essenciais nas atividades logísticas, assim sendo, os estoques assumem papel de grande importância nesse processo, o que raramente acontecia. Muitas empresas consideravam o estoque como um gasto a mais são os adeptos da filosofia japonesa do just-in-time, na década de 1980, que consiste em ter estocado uma quantidade mínima de produtos.
Uma