Logistica
No Brasil, a logística surgiu no inicio da década de 80, logo após a explosão da tecnologia da informação Surgiram algumas entidades dando enfoque à logística como: ASBRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ASLOG (Associação Brasileira de logística), IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem).
O processo de planejar, programar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matéria-prima, estoque durante a produção e produtos acabados, desde o ponto de origem ate o consumidor final, visando atender os requisitos do cliente. A logística poderá efetivamente se tornar a arma decisiva para o setor. Muitas empresas precisas se acostumar á adequação da cadeia de suprimentos. Na década de 90, começaram a se fazer cálculos, pois dai iniciou o conhecimento cientifica, estudos das relações, dispersões, movimentos etc.; com foco em Administração de Materiais, Distribuição, Movimentação e Armazenagem de Materiais. Hoje muito mais complexo e amplo, com foco em controle, planejamento, tecnologia da informação, finanças e Serviços ao Cliente. O ponto ainda vulnerável na logística é capital humano, que apesar do conceito, relativamente novo no Brasil, em função do pouco tempo, somente na década de 90 surgiram às graduações e especializações e ate mesmo os cursos de aperfeiçoamento na área especifica. Não se pode pensar em otimização dos recursos produtividade, redução de custo, sem que não se pense em logística antes.
No Brasil a dificuldade da exportação ainda não deixou à logística se expandir com alguns problemas: falta de infraestrutura de armazéns, disponibilidades dos modais de transporte, falta de investimentos em composição ferroviários e um dos itens que dificulta mais ainda o funcionamento da logística e a falta de profissionais com competência para fazer a gestão de logística.
À medida que a economia mundial vai se tornando cada vez mais globalizada e Brasil vai incrementando