Logistica
A CONTRIBUIÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA PARA O MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A SCHINCARIOL
1 INTRODUÇÃO
No atual mercado observa-se mudanças constantes e rápidas que transforma o cenário cada vez mais exigente e competitivo em que as organizações empresariais devem recorrer a alternativas eficazes que contribuam para a sua permanência na competitividade.
Mediante a tal constatação, tem-se a logística reversa que apresenta-se como uma ferramenta fundamental para a realização de um trabalho que priorize o sucesso de uma empresa, a aquisição de clientes e preservação do meio ambiente.
Neste sentido, o presente estudo apresenta como objetivo geral trazer uma reflexão sobre a importância da logística reversa como uma grande contribuinte para a preservação do meio ambiente, destacando tal afirmativa através do estudo de caso na Empresa Schincariol. Como objetivo específico, passa-se a apontar todos os processos disciplinares envolvidos na exploração dessa temática.
2 O PROCESSO DA LOGÍSTICA REVERSA
Quando pensamos na preservação do meio ambiente, entendemos que o mundo está em um crescente aumento populacional e com isso observa-se a necessidade de satisfação das necessidades que se dá pelo consumismo, principalmente no que se referem aqueles que são envolvidos por embalagens.
Diante de um consumismo desenfreado, as empresas passam a produzir mais e mais e assim verificam-se problemas de desmatamento, poluições por resíduos sólidos, entre outros que são percebidos a olho nu. Tais problemas são mais que prejudiciais para as gerações futuras como também para o meio ambiente que, cada dia mais, mostra-se deteriorado, solicitando uma postura de conscientização.
Diante de tal problemática, as empresas que procuram aumentar sua produção e consequentemente a sua lucratividade, passam a mostrar preocupação com o destino final do produto após a sua utilização. Então, logo passa a mobilizar a sociedade para a realização