Logistica
Podemos definir como um procedimento básico de Exportação, as seguintes etapas:
Primeiramente, o procedimento de exportação, via de regra, inicia-se com a venda do produto. Todavia, como vimos, nosso exemplo hipotético, tem como base a situação fática de que tal fase já foi superada, sendo que veremos quais as atividades, de forma básica, são utilizadas para viabilizar a saída da mercadoria do Território Nacional.
Superada as questões de negociação, o Exportador necessitará efetuar o Registro de Exportação junto ao Sistema Siscomex.
Posteriormente a este fato, e, diferentemente da importação, vários setores dentro do Exportado iniciam procedimentos para efetuar a contratação de transporte marítimo, rodoviário, desembaraço da mercadoria e entrega dos efetivos documentos, conforme passamos a descrever passo a passo.
Transporte Marítimo
O transporte marítimo será contratado mediante a confirmação de reserva e/ou booking. Tal procedimento é relativamente simples, pois o exportador deverá contatar uma empresa de transporte marítimo a fim de possibilitar a contratação da reserva, ou seja, um espaço a bordo do navio para que sua mercadoria seja embarcada. Questões tais como, Porto de Embarque, Porto de Destino, Tipo da Mercadoria, quantidade de containeres necessários, peso, nome do exportador, dentre outras informações serão requeridos pelo Transportador Marítimo para efetivação da Reserva.
Confirmada a reserva, o Transportador Marítimo prestará as seguintes informações:
1ª – Número da Reserva
2ª – Nome do Navio
3ª – Previsão de Chegada;
4ª – Terminal para liberação do Container Vazio;
5ª – Terminal para entrega da mercadoria para o embarque;
5ª – Deadline da Mercadoria;
6ª – Deadline da Documentação;
Dentro dos prazos estipulados pelo Transportador Marítimo, o cliente deverá disponibilizar a mercadoria e cumprir os procedimentos de exportação para que o embarque seja efetivado. Liberação da Mercadoria