Logistica
1) Introdução: Com o aumento da demanda e os avanços da tecnologia, a produção de aparelhos celulares vem crescendo a cada ano e, juntamente com isso, surge uma grande preocupação: o lixo eletrônico. Com o excesso de produção, preços acessíveis, novos modelos e a grande necessidade de se ter, hoje, um aparelho móvel telefônico, existe, também, um grande número de celulares inutilizados e, por conta disso, descartados de maneiras incorretas, junto com outros tipos de lixo. Esses descartes são prejudiciais ao meio ambiente, já que em sua composição o celular contém alumínio, policarbonatos, PVC, borracha, cobre, estanho, chumbo, entre outros.
Para Euclides.....................
2) Objetivo (o que fazer): Minimizar e, possivelmente, anular os impactos causados ao meio ambiente pelos celulares em geral (bateria, carcaça, fios etc.) descartados erroneamente pela população e, com isso, incentivar às empresas e indústrias (principalmente as fabricantes) a realizarem logística reversa de seus produtos (celulares), buscando novas formas no processo de produção com a utilização dos itens descartados, obtendo, assim, uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Dessa forma, espera-se que haja uma maior conscientização das pessoas para com o meio ambiente quando forem adquirir novos celulares.
3) Justificativa (Por que fazer): Como a ânsia de preservar o meio ambiente vem ganhando forças nos dias de hoje, e, paralelamente, a produção de telefones celulares crescendo progressivamente (assim como a demanda), encontramos aqui um importante quesito que pode ser o diferencial para muitas empresas. A substituição de aparelhos antigos por novos e modernos faz com que o antigo se torne obsoleto, sem utilidade alguma para o consumidor, e, esse o descarta junto com outros lixos, prejudicando o meio ambiente com toxinas, dioxinas e gases poluentes e cancerígenos.
4) Hipóteses (Qual a suposta