Logistica
DADOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO:
As empresas são estudadas como um sistema que transforma, por meio de um processamento, entradas (insumos) em saídas (produtos) úteis aos clientes. Este sistema é conhecido como sistema produtivo. Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos (bens e/ ou serviços), ele precisa ser pensado em termos de prazos, onde planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham se tornar realidade. De forma geral, pode-se dividir o horizonte de planejamento de um sistema produtivo em três níveis: longo, médio e curto prazo.
Em longo prazo, no nível estratégico, os sistemas produtivos precisam montar um Plano de produção cuja função é, com base na previsão de vendas de longo prazo, visualizar com que capacidade de produção o sistema deverá trabalhar para atender a seus clientes. É chamado de estratégico porque, quando a empresa não encaminha seus recursos físicos e financeiros para a efetivação deste Plano de Produção, ela terá seu desempenho seriamente comprometido no futuro. E, como se tem tempo suficiente, com a injeção de capital pode-se redirecionar o sistema produtivo para praticamente qualquer estratégia produtiva desejada.
Em médio prazo, com o sistema produtivo já estruturado em cima de um Plano de Produção, o chamado Plano-mestre de Produção (PMP) buscará táticas para operar de forma mais eficiente este sistema montado, planejando o uso desta capacidade de instalada para atender às previsões de vendas de médio prazo e/ou os pedidos em carteira já negociados com os clientes. É chamado de tático porque este PMP deve analisar diferentes formas de manobrar o sistema produtivo disponível (adiantar a produção, definir horas por turno, terceirizar parte da produção, etc.).
Em curto prazo, com o sistema montado e a tática de operação