Logistica
01) Defina retorno sobre o investimento e quais os fatores a serem considerados em sua análise?
R: O retorno sobre o investimento (ROI) é a razão entre o lucro líquido e o capital empregado para originar esse lucro. É um produto de duas razões: A primeira é chamada de Lucro/Vendas e conhecida também como margem. E a segunda chama-se Vendas/Capital mais conhecida como capital de giro ou giro dos ativos.
02) Qual é a forma de obter o ROI mais rentável?
R: O ROI pode ser mais rentável quando as margens líquidas apresentadas forem bem pequenas, também se a produtividade do capital for alta ou por estoque limitado, vendas elevadas por metro quadrado, imóvel arrendado e não comprado e assim por diante. Os principais elementos que determinam o ROI e o potencial de crescimento para as empresas através de um gerenciamento logístico mais eficaz são: Serviço ao cliente, Eficiência Logística, Gerenciamento do canal, Tempo do ciclo financeiro, Logística Just-in-time e Diferentes usos dos ativos e grau de utilização.
03) No atual ambiente de negócios, torna-se prioritário melhorar a forma do balanço por meio de uma utilização eficiente de ativos e recursos. Com relação a balanço descreva sucintamente o que são caixas, recebíveis, estoques, propriedade, instalações, equipamentos, passivo circulante, dívida e patrimônio líquido.
R: Caixa: um componente do ativo circulante muito importante para a liquidez do negócio. Vale ressaltar que o caixa é um controle que vai desde o ciclo do pedido até a entrega da mercadoria, sendo assim as faturas só podem ser emitidas quando as mercadorias estiverem prontas para entrega.
Recebíveis: Também conhecida como contas a receber, são as duplicatas pagos pelo comprador após o recebimento de sua mercadoria. Vale advertir que o não pagamento dos mesmos pode afetar o caixa.
Estoques: Representa a reserva ou armazenamento de matérias primas, subconjuntos e componentes comprados em grande