Logistica
A cadeia produtiva do leite envolve uma complexidade enorme se analisados todos os fatores que podem interferir no processo produtivo, desde o produtor rural, até o consumidor final. Normalmente o início do processo é dado como sendo na unidade produtora de leite, mas nem sempre se leva em consideração o que deve vir para “dentro da porteira”.
Para que o leite seja produzido da melhor forma possível o produtor deve ter um cuidado especial desde os maquinários, equipamentos utilizados bem como sua manutenção; medicamentos, ração, suplementos minerais, material genético onde estes envolvem tecnologia e conhecimento, entre outros. Depois do suporte logístico bem como a logística interna da fazenda para movimentação de carga, armazenagem, entre outros, vem à programação logística de escoamento da produção, por se tratar de um produto perecível, esta fase da cadeia logística tem que seguir uma programação perfeita, independente de qualquer contratempo sob pena de perda da produção.
PROCESSO LOGÍSTICO DA XXX
A partir deste momento inicia-se o suprimento da matéria prima para a empresa em estudo sendo este o leite in natura o qual é coletado do produtor rural/cooperativas, onde já se pode visualizar uma cadeia logística integrada, pois à medida que aumenta o tempo entre a ordenha da vaca e a industrialização do produto a qualidade do leite diminui.
Para a coleta e transporte do leite, da unidade produtora até a indústria/entreposto é necessário o uso de equipamentos adequados para esse fim, bem como mão de obra treinada e qualificada. Para esse trabalho é necessário o uso de caminhões equipados com tanques isotérmicos, que garantem a conservação da temperatura do leite coletado por um determinado período, o qual perde 1º C a cada 24 horas, o tempo vai depender da temperatura e qualidade do leite coletado.
O veículo ao chegar ao posto de leite para a descarga segue alguns procedimentos que são normas da própria empresa ou dos órgãos