Logistica
É a área da gestão responsável por prover :
•recursos
•equipamentos e informações para a execução e todas as atividades de uma empresa
Council of supply Chain Management Professionals
•"logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja , implementar e Controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de materias-primas, matérias semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem ate o ponto de consumo, com o proposito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p.31)
Logística - junçao de 4 atividades básicas:
•aquisição
•movimentação
•Armazenamento
•Entrega de Produtos.
A logística é dividida em dois tipos de atividades:
•as principais
•as secundárias
(Carvalho, 2002, p.37)
Principais:
•transportes,
•gerenciar os estoques,
•Processamento de pedidos.
Secundarias:
•Armazenagem,
•manuseio de materiais
•embalagem,
•Obtenção/compras.
•programação de produtos e
•Sistema de informação
Principais
->Transportes
•O transporte é a atividade logística mais importante simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços de custos logísticos. É essencial, pois nenhuma empresa moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas materias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma.
Quando não acontece
Não é incomum denominar tais eventos de desastres nacionais. Os mercados não podem ser atendidos e produtos permanecem no canal de distribuição para determinarem-se ou tornarem-se obsoletos.
Manutenção de estoques
•para se atingir um grau razoável de disponibilidade de produto, é necessário manter estoques, que agem comi amortecedores entre a oferta e a demanda.
•o uso extensivo de estoques resulta no fato de que em media, eles são responsáveis por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos.
Processamento de pedidos
•Os custos de processa mento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de