Logistica
São materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo. Esse processo é chamado de gestão de estoque que assegura a disponibilidade de produtos através da atividade de administração do inventário que tem como objetivo gerar receita e satisfazer o cliente, liberar capital de giro, permitir melhores negociações em Compras e nivelar a produção.
Para que o estoque seja bem sucedido é necessário a avaliação do espaço físico da área de estocagem, não deve estar alto quando o caixa (dinheiro disponível) está baixo, o nível dos estoques deve acompanhar a venda dos produtos, o tempo e a quantidade mínima para repor os artigos a serem estocados devem ser respeitados.
Observação: Nem tudo deve ser estocado, principalmente, se for em quantidade não adequada com o consumo previsto. Tudo vai depender dos riscos que se corre em deixar acabar o item no estoque e o que este fato altera a relação com o cliente, considerando ainda o risco de sobrar material com validade inadequada ou fora de moda.
O controle de estoque pode ter ajuda de um computador apesar deste não inibir erros e mesmo informatizado é fundamental o acompanhamento diário de toda movimentação que acontece no estoque.
Vantagens da gestão de estoque:
Utilizar adequadamente o capital de giro do negócio.
Evitar atrasos no fornecimento de materiais e componentes.
Suprir as necessidades de vendas na medida da demanda.
Evitar a obsolescência e desvios de produtos e materiais.
Adequar-se às cotas de fornecimento.
Liberar espaços produtivos.
Identificar produtos que estão sem giro.
Conhecer a influência do estoque nos resultados financeiros.
Exemplo:
O estoque médio de uma empresa é de 500 canecas e a empresa vende 4.500 peças por ano. Para calcular o giro de estoque dessa empresa é dividindo 4.500 por 500, o resultado vai ser 9 giros no período. Isso significa que os produtos são renovados 9