Logistica
Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
Capra Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.:organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex.:máquinas, relógio.
Mariotti Dependência entre o sistema e o ambiente. Não tem entrada nem saída para o ambiente.
Morin Há fonte energética e material com o exterior. Não há fonte energética nem material com o exterior. Ex.:pedra
Santaella e
Vieira Troca energia, informação e matéria com o ambiente. Troca energia e informação com o ambiente.
Vasconcellos Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex.:chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex.:termostato.
Quadro comparativo
Conceito segundo os autores
Para Andrew J Dubrin, comportamento organizacional: é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. Comportamento organizacional são as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.
As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos. Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações.
Para Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”.(1999: 6) Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua