logistica
Portanto as embalagens reúnem alguns elementos considerados necessárias tais como: Informações sobre composições nutricionais, prazos de validade, fabricante, agência reguladora e advertências sobre como acondicionar, manusear e manter em local apropriado, etc...
Na área da logística essas embalagens também trazem algumas características que facilitam a sua movimentação e estocagem, mesmo que a preocupação seja reduzir os estoques a movimentação de transporte e atividades de carregamento e descarregamento e devem ser acompanhadas de certos cuidados e acondicionamento das mercadorias para evitar avarias e outras perdas provenientes da má operacionalidade e gestão.
A logística trata a questão das embalagens da forma que ela merece, sendo um recipiente de proteção, agrupamento e facilitador no transporte e armazenagem.
Primárias: Envolvem diretamente o produto, é aquela que os clientes tocam e extraem as informações contidas a cerca do produto.
Secundárias: Protegem a primária, geralmente embalagens maiores que compactam poucos produtos utilizadas para transporte e manipulação manual, por exemplo caixa de chocolate Bis.
Terciárias: Caixas de papelão, madeira e plástico, também muito utilizadas na movimentação manual e de transporte, pois compacta em seu interior um maior número de produtos.
Algumas pesquisas mostram que o tempo que o produto tem para atrair a atenção de quem está passando em frente a uma gôndola é de apenas três segundos. Depois que o consumidor é atraído, a chance de comprar o produto é de 85%. Ou seja, chamar a atenção do consumidor é uma etapa fundamental na venda e a embalagem desempenha um importante papel neste processo. Por isso, é fundamental que se diferencie