logistica
1.1 Logistíca, de acordo com o Dicionário Aurélio, se origina do francês Logistique e tem como uma definição “a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos’’.
Quando falamos em logística temos um conceito muito restrito que logística é uma visão baseada em transportes, porém o conceito de logística é um pouco ampla em relação á essa questão, sendo o foco principal é levar produtos, movimentações e interliga, ponto de produção e ponto de consumo, de forma sintética.
Porém quando se fala “levar o produto para o cliente’’ pode ser para o cliente final ou a um ponto de venda, que poderá ser revendido para outros pontos de venda. A estrutura da logística pode ser divida em: estoques, em transporte, que é a movimentação de produtos e a distribuição que é levar o produto ao cliente(ponto de venda).
Segundo Bowersox e Closs(2001), a logística envolve diversos setores da empresa, integrando informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. Abrange, o planejamento, a implementação e o controle do fluxo e do armazenamento de produtos, com as respectivas informações sobre eles, do ponto de origem ao ponto de consumo.
Christopher (1998) define logística como: Gestão estratégica da obtenção, movimentação e armazenagem dos estoques de matérias, peças e produtos acabados e os respectivos fluxos de informações ao longo da organização e de seus canais de marketing de tal modo que a lucratividade atual e futura seja maximizada por meio de realização de pedidos de compra de maneira eficaz em termos de custo.
A arte de comprar, receber, armazenar, separar, transportar e entregar o