logistica
H o r a s
Tratamento Térmico
Figura 4.10 - Perfil de carga unitário do tratamento térmico.
H o r a s
Tratamento Térmico
Capítulo 5 - Administração dos Estoques 5.8 - Questões para discussão http://portaldoconhecimento.no.comunidades.net
Lista de Exercícios Resolvidos de Planejamento e Controle da Produção
1 - Como estão relacionados o Plano de Produção, o Plano Mestre de Produção e a Programação da Produção?
No plano de produção são definidas estratégias de longo prazo da empresa segundo as estimativas de vendas e a disponibilidade de recursos financeiros e produtivos, sendo pouco detalhado e dividido em famílias de produtos. No plano mestre de produção, definido a médio prazo, são assumidos compromissos de fabricação e montagem de bens e serviços segundo estabelecido no plano de produção e com base nas previsões de vendas de médio prazo ou nos pedidos em carteira já confirmados, envolvendo ao invés de famílias de produtos, itens dessas famílias. No programa de produção estabelece-se a curto prazo quanto e quando comprar, fabricar ou montar de cada item necessário à composição dos produtos finas. Para isso são dimensionadas e emitidas Ordens de Compra, de Fabricação e de Montagem dos produtos definidos no Plano Mestre de Produção. Em função da disponibilidade dos recursos produtivos, a Programação da Produção se encarrega de fazer o seqüenciamento da ordens emitidas, de forma a otimizar a utilização dos recursos.
2 - O que se entende por “puxar” e “empurrar” um programa de produção? Qual o efeito disto nas atividades da Programação da Produção?
Puxar a produção significa não produzir até que o cliente (interno ou externo) de seu processo solicite a produção de determinado item. Neste caso, a programação da produção usa as informações do PMP para emitir ordens apenas para o último estágio do processo produtivo, assim como para dimensionar a quantidade de estoques em processo para os