logistica
Artigo publicado na edição 03
A Revista MundoLogística pode ser encontrada em bancas ou pode ser aquirida por assinatura através do nosso site
março/abril de 2008
www.revistamundologistica.com.br
a
: : Artigos
A expressão “redes logísticas” é recorrente no ambiente compreendido pela Logística. Via de regra esta expressão designa pontos de origem e destino de produtos, ligados por meio de transporte. A inexistência de um método comum de formatação do desenho de redes logísticas sugere a correspondente inexistência de fundamentação teórica que proporcione compreensão dos princípios básicos da sua formação. Este artigo propõe um método que proporciona a construção de desenhos de redes logísticas a partir da observação de situações reais. Para tanto, o artigo inicia através da definição e identificação do processo logístico, que vem a ser o elemento básico da rede. A partir deste conceito, a metodologia é demonstrada e exemplificada.
Metodologia para construção de desenho de redes logísticas
Como desenhar redes logísticas a partir da observação de situações reais
Definição de processo logístico e sistema logístico
O ambiente de abrangência da Logística é formado pela área operacional de uma organização empresarial. Esta forma de concepção do ambiente logístico utiliza como base o modelo macroscópico de sistema empresarial, em que o sistema é visto como uma seqüência de input, processing, output e feedback, incorporando a tomada de decisão (decision).
A inclusão da tomada de decisão no diagrama de decisão se justifica pela repercussão que ela, composta pelas características de organização e regeneração, exerce sobre os sistemas artificiais. As informações de mercado (output) alimentam o tomador de decisão (decision), que executa a gestão das entradas (input) e sincronia do processamento (processing) para a sobrevivência do sistema no ambiente. Uma adaptação do esquema de funcionamento de sistema empresarial é