logistica
Conceito de Ambiente
• É tudo que envolve externamente uma organização. O que está além das fronteiras.
É altamente importante que as organizações estejam atentas e monitorem essas forças ambientes altamente mutáveis. Essas forças são capazes de trazer consigo uma série de ameaças e desafios, como também várias novas oportunidades de negócios, além de oferecer a administração uma leitura mais clara de potencias variáveis e facilitar a tomada de decisões.
Ambiente interno:
O ambiente interno das organizações é formado pelos recursos internos, recursos físicos, recursos tecnológicos e recursos humanos.
Ambiente externo:
As organizações estão inseridas em um ambiente, o qual influencia seu para funcionamento e desempenho.
Como o ambiente é muito amplo e complexo, é possível fazer uma distinção para melhor compreensão:
Microambiente (ou ambiente específico) mais próximo e imediato. Refere-se o ambiente mais próximo e imediato das organizações. Envolve os fornecedores, clientes, concorrentes, agencias reguladoras etc.
Ambiente fornecedores:
É necessário conhecer todas as opções de fontes de insumos necessárias ao funcionamento da organização. QUEM SÃO MEUS FORNECEDORES?
Ambiente clientes:
Detectar os desejos, hábitos, valores e situações daqueles com quem a empresa faz negócios, principalmente, os clientes finais. QUEM SÃO MEUS CLIENTES?
Ambiente concorrentes:
Um concorrente é qualquer entidade que ofereça aos clientes opções que diminuam a atração das opções oferecidas pela empresa.
Ambiente agentes reguladores:
Agentes controladores ou regulamentadores da atividade da organização e sua função no ambiente
• Necessários para manter as regras de mercado e competitividade
• Exemplo: IBAMA, Receita Federal, ANAC...
Macroambiente
O macroambiente nada mais é que as forças ambientais externas a empresa, as quais a organização não possui controle, porém podem e devem monitorá-las e adaptar-se as mesmas. É composto por: