Logistica
MANUAL DE ELABORAÇÃO DO
ARTIGO CIENTÍFICO
2011 ORIENTAÇÕES ACERCA DA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO TEXTO
6. CITAÇÕES
As citações, de acordo com Ruiz (1996, p.83), “são textos documentais levantados com a máxima fidelidade durante a pesquisa bibliográfica e que se prestam para apoiar a hipótese do pesquisador ou para documentar sua interpretação”.
- Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. - São trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização de um trabalho. - As citações são introduzidas no texto com o propósito de esclarecer ou completar as idéias do autor. - A fonte de onde foi extraída a informação, deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se desta forma os direitos autorais. - A fonte citada pode ser indicada entre parênteses, após a citação, para evitar a interrupção na seqüência do texto. - As citações podem aparecer no texto.
6.1 CITAÇÃO DIRETA
A citação direta é aquela que implica transcrição literal de parte da obra consultada, podendo ser curta (até três linhas) ou longa (quando ultrapassa esse limite).
Até 3 linhas: Citações com até três linhas devem ser inseridas entre aspas duplas “ ” , no meio do texto normal.
Aspas simples ‘ ’ são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
As citações curtas, de acordo com a NBR 10520:2002, compreendem no máximo até três linhas, e devem ser expressas no corpo do texto entre aspas duplas “ ....”.
6.1.1Citação direta curta com um autor
Nas citações com um autor que aparecem no texto, as chamadas são feitas pelo sobrenome do autor, em letra maiúscula e minúscula, seguido do ano e página da obra entre parênteses, ou ainda, no final da citação, com o sobrenome do autor em caixa alta,