Logistica
AULA 1
A disciplina fundamenta-se em aspectos importantes de um mundo cada vez mais competitivo e clientes cada vez mais conscientes de seus direitos. Flapper and Ron, em Fleischmann et al. (1997), afirmam que os interesses ambientais e econômicos, na maioria das vezes, estão interligados. Como exemplo, o aumento do custo de disposição dos produtos faz crescer o interesse de redução do lixo, ao mesmo tempo que a conscientização ambiental do consumidor faz despertar novas áreas de investimento. Desse equilíbrio de interesses nasce a expressão “economia sustentável”.
Nessa aula, estudaremos os principais conceitos e definições da Logística Reversa e da Responsabilidade Social e Ambiental. Veremos também a importância desses conceitos para as corporações.
Abordaremos um assunto de grande importância no mundo atual:
A reutilização de produtos e materiais.
Esta reutilização não é um fato novo. A reciclagem de metais, plásticos e papéis é processo realizado já há algum tempo.
-Para a implantação de processos sustentáveis de logística reversa... é essencial... .uma reestruturação cultural das empresas.
No que tange aos processos de logística reversa sustentável, a reestruturação cultural implica maior envolvimento e comprometimento de toda a cadeia de suprimentos, pois uma das principais dificuldades no gerenciamento destes processos é a diferença, o desencontro, entre os objetivos dos fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores de forma geral.
-Logística Reversa de Pós-Consumo
É a área de atuação da logística que controla o fluxo de retorno dos produtos de pós-consumo ou de seus materiais constituintes, classificados em função de seu estado de vida e de origem em “produto em condições de uso”, “produto em fim de vida útil” ou “resíduo industrial”.
-Logística Reversa de Pós-Venda
É a área de atuação da Logística que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes de