logistica
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Coordenação do curso de LOGISTÍCA - tecnológo
rafaele rodrigues DA SILVA
Logística Reversa: Ferramenta competitiva no gerenciamento da cadeia de suprimento.
Vitória de Santo Antão – PE,
2014
INTRODUÇÃO
Logística é um método que pode ser dividido em várias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadoria por desistência ou até mesmo defeito e, finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil. Neste aspecto, visando mostrar que a logística faz parte da administração, por está envolvida em diversos recursos, este artigo vem mostrar em breve comentário, a logística reserva. Mas precisamente quanto a sua aplicabilidade, que destina-se a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento.
Apresentar a importância da logística reserva será a principal finalidade deste artigo, fazendo uma ampla abordagem de conhecimentos, partindo do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem
Desse modo, faz-se necessário partir de sua finalidade, que é fazer com que esse material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto.
Destacar-se-á que a logística reversa tem se tornado cada dia mais comum em boa parte das empresas, sendo este um fluxo, do ponto de consumo até o ponto onde esse produto teve seu início de produção. No qual é importante ser gerenciado para obtenção de ganhos sustentável significativo nos negócios.
Segundo Rogers & Tibben-lembke (1999, citado por PEREIRA, 2006):
Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo,