Logistica.
Apresentação de palestra sobre a Logística na história, onde são mostrados grandes eventos da história mundial e brasileira em que a logística influencia diretamente nos fatos e nas consequências das decisões tomadas.
Conceito de Logística
• “A Logística Empresarial estuda como a Administração pode prover melhor nível de rentabilidade no processo de pleno atendimento do mercado e satisfação completa ao cliente, com retorno garantido ao empreendedor, através de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de armazenagem, programas de produção e entregas de produtos e serviços com fluxos facilitadores do sistema organizacional e mercadológico. A Logística é uma atividade vital para a organização. A Logística Empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.” BALLOU, R. H.
A evolução da logística – até anos 50
• Até os anos 50, os mercados, bastante restritos e locais, estavam em estado de tranquilidade, e o nível de serviço, a plena satisfação ao cliente não existiam. • Não existia filosofia dominante para guiar as organizações e traduzi-las em fator de vantagem competitiva. •As empresas fragmentavam a administração de atividades chave do pleno serviço:
- A distribuição era encontrada frequentemente subordinada ao
Marketing;
- O planejamento e controle da produção (PCP), sob o comando da área industrial;
- Os estoques eram responsabilidade da área administrativa;
- O processamento de pedidos era controlado por vendas;
- A responsabilidade de compras estava sob o comando de finanças
• As empresas fragmentavam a administração de atividades chave do pleno serviço:
- O