logistica
LOGÍSTICA DOS TRANSPORTES
AMANDA PONTE
JÉSSICA LEITE
MATHEUS DO COUTO
TAISSA SEIXAS
OSVALDO NETO
Salvador-2013
AMANDA PONTE
JÉSSICA LEITE
MATHEUS DO COUTO
TAISSA SEIXAS
OSVALDO NETO
LOGÍSTICA DOS TRANSPORTES LOJA RIACHUELO: OPERADOR LOGÍSTICO
Salvador-2013
1.INTRODUÇÃO.
Neste universo de crescentes exigências em termos de produtividades e de qualidade do serviço oferecido aos clientes, a logística assume papel fundamental entre as atividades de uma empresa.
O ambiente atual em que a logística está inserida envolve vários fatores relevantes, tais como, mercados que se modificam rapidamente e se tornam imprevisíveis; menor ciclo de vida dos produtos, bem como crescimento da demanda por produtos personalizados; nichos de mercado altamente fragmentados em vez de mercados de massa; alta inovação tecnológica; inclusão e exclusão de produtos e serviços, dentre outros (Mendonça 2008).
Para tanto deve se considerar questões como controle de qualidade dos produtos, em relação a todo processo, inclusive ao processo de armazenagem e distribuição de produtos, principalmente aqueles que necessitam refrigeração ou congelamento, que demandam um controle rigoroso de tempo e temperatura, para que não ocorram erros, danos e nem perdas nas mercadorias, evitando, portanto transtornos a empresa produtora e distribuidora desses produtos, e transtornos ao cliente.
A distribuição física de produtos constitui-se em permanente desafio logístico. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. É parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a