Logistica
Normalmente, na cadeia de suprimento, as empresas dão especial importância a aspectos como baixos custos e rapidez de entrega. Entretanto, ao mesmo tempo, estes elementos muitas vezes não se revelam suficientes para garantir a estas uma real vantagem competitiva.
Assim uma cadeia de suprimento econômica, eficiente e eficaz não e aquela que apresenta somente as características de velocidade e redução de custos, mas é caracterizada principalmente por elementos como agilidade, adaptabilidade e alinhamento com os objetivos de todas as evoluções do processo
Para tal, quando observamos que não são os baixos custos e a rapidez de entrega que transformaram os processos de empresas como o Wall Mart e a Amazon no mercado e me empresas capazes de gerar vantagens competitivas reais duradouras podemos verificar que os processos de suprimento destas empresas são caracterizados pela presença de três características principais agilidade, adaptabilidade e alinhamento. O sucesso desta modelagem da cadeia de suprimento demonstra que esses três critérios são necessários para garantir uma vantagem competitiva de médio e longo prazo.
Para alcançar este objetivo de longo prazo, a modelagem da cadeia de suprimentos deve avaliar diversos aspectos com visão de longo prazo, de modo a não cair em ineficiências que garantem simplesmente custos baixos e rapidez de entrega no curto prazo e que levam a empresa a perder em termos de competitividade.
As cadeias de suprimentos construídas com foco em eficácia e economia de curto prazo não são capazes de responder às mudanças que cada vez mais afetam todos os tipos de mercado por diferentes fatores sociais, econômicos, políticos e ambientais. Assim, muitas companhias centralizaram os próprios centros de produção e distribuição para gerar economias de escala e passaram a entregar somente produtos em grandes quantidades para reduzir os custos de